Newsletters






Sobre a Freguesia Imprimir
Fradelos situa-se a Sudoeste do concelho e está encravado num vale entre os limites dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde do distrito do Porto, pelas Freguesias de Ferreiró, de Parada e de Outeiro Maior a Este e Sudeste, respectivamente e pelas freguesias de Gondifelos, de Outiz, de Vilarinho das Cambas e de Ribeirão a Norte e a Este do concelho de Vila Nova de Famalicão. A Sul, é delimitada pelo Rio Ave. Está a 9 Km da sede do concelho, a 23 Km da sede de distrito e a 340 Km da capital do país.
Tem de Área Total 17,1 Km2, que se dividem em 70% de área de cultivo e 30% em área populacional; a carta do plano director municipal pormenoriza as características desta localidade.
Na freguesia de Fradelos, o sector primário tem um papel predominante na economia da mesma, visto que a superfície agrícola é de 1.043,32 ha.
A produtividade do labor e da dedicação dos habitantes de Fradelos, aliada à sua dimensão geográfica e às suas características agrícolas, alcunharam esta terra como “o celeiro do distrito de Braga”.
A sua posição geográfica e a facilidade de acessos a cidades dimensionadas, tornaram a freguesia apetecível, para quem naqueles aglomerados presta a sua actividade profissional e pretende, nas horas de lazer, trocar o rebuliço citadino pela calma, pela paz, pela tranquilidade e pela segurança que a localidade oferece, em contacto com a natureza campestre. A freguesia está a 18 Km das praias e do litoral do país, banhado pelo oceano Atlântico. A sã hospitalidade dos fradelenses, aliada à sua fraternal forma de receber, tem sido factor determinante de fixação de pessoas de localidades limítrofes.
Fradelos é uma freguesia do Minho, pertence à comarca de Vila Nova de Famalicão. A povoação de Fradelos pertence à  terceira divisão militar, ao distrito de recrutamento número oito com sede em Braga, capital de distrito.
A paróquia tem como padroeira Santa Leocádia. A paróquia de Fradelos fazia a sua celebração em simultâneo com a padroeira de Portugal. Actualmente, é lembrada no mês de Novembro.
Não obstante o forte pendor agrícola que lhe granjeou o epíteto de “celeiro”, hodiernamente, as novas características de desempenho da agricultura e o desenvolvimento técnico e industrial, aliados à construção civil, impedem de visionar a localidade de Fradelos numa vertente agrícola tradicional.
Fradelos é zona em franca expansão, com grande espírito associativo e com uma forte densidade juvenil, que a curto prazo mudarão o modus videndi,  é uma freguesia empreendedora e dinâmica, com predominância para as áreas de confecção e de vestuário, com marcas de certificação mundial, do comércio e dos serviços, da metalomecânica e dos transportes.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >